
mÉTODO particip[aTIVA]
Particip[ATIVA] é uma abordagem estruturada para o planejamento participativo.
Ela foi desenvolvida através de uma metodologia dividida em duas etapas: primeiro, uma revisão abrangente de literatura sobre processos participativos e suas avaliações, seguida por oficinas de discussão. A revisão de literatura identificou métodos e ferramentas utilizadas, além de problemáticas e potencialidades desses processos.
Com base nesses resultados, propõe-se este modelo conceitual participativo, que busca mitigar dificuldades e potencializar os benefícios da prática.
momentos do método
A estrutura deste método de planejamento participativo apresenta uma organização em: momentos > que articulam-se em etapas > que desdobram-se em ações. E, por fim, cada ação efetiva-se pela aplicação de determinados instrumentos.

1. descoberta
Compreensão da realidade da comunidade antes de agir, requerendo uma abordagem pessoal para integrar a comunidade e entender suas dinâmicas locais.
Afirmação e criação. Visa entender as demandas da comunidade, identificar e propor a intervenção final, tendo a equipe técnica como facilitadora.
Execução da proposta e avaliação da comunidade sobre a experiência e o produto final. Destaca-se a importância da reflexão pós-processo para fortalecer a prática participativa.
1° momento: descoberta
etapa 1: reconhecimento
da área pelos facilitadores.

Identificar a rede mínima de apoio incluindo lideranças comunitárias e pessoas interessadas em ações colaborativas.
ação 1.1
Instrumentos: Bola de Neve, Informante-Chave, Redes Sociais, Conversas Informais.

Conhecer o bairro.
ação 1.2

Identificar e selecionar locais adequados para os encontros participativos.
ação 1.3
Instrumentos: Conversas Informais, Votação, Redes Sociais
etapa 2: aproximação
primeiro contato com a rede mais ampla de pessoas interessadas em ações colaborativas.

Sensibilizar e motivar por meio de experiências positivas no bairro.
ação 2.1
Instrumentos: Autobiografia, Conversas Informais, Redes Sociais, Narrativas orais, Narrativas digitais.

Avaliar o interesse da comunidade em participar de ações colaborativas.
ação 2.2
Instrumentos: Questionários, Entrevista, Rodas de conversa.

Convite para participação em ação colaborativa.
ação 2.3
Instrumentos: Redes sociais, Bola de neve, Panfletagem, Anúncios, Conversas Informais.
Dificuldades encontradas:
Durante a etapa 2:
- Liderança fraca de chefes de comunidade;
- Despolitização do ativismo comunitário
Durante todo o 1° momento:
- Impossibilidade de criar grupos de interesse em comum;
- Dificuldade de cooperação e integração entre os grupos;
- Falta de conhecimento local por autoridades institucionais;
- Falta de objetivos;
- Falta de objetivos;
2° momento: experimentação
etapa 3: Escuta

Saber o que está bom e o que pode melhorar (mapear as demandas da região, além de classificar coletivas e individuais)
ação 3.1

Sistematizar (agrupar, classificar) as informações compartilhadas
ação 3.2
Instrumentos: Categorização de Dados, Tabulação de Dados.

Identificar prioridades/viabilidade para a ação participativa.
ação 3.3
Instrumentos: Roda de Conversa, Votação, Análise de decisão Multicritérios, SWOT.
etapa 4: Criação

Conhecer projetos/experiências de referência.
ação 4.1

Conhecer as condicionantes do projeto (de contexto, de normas, de tema).
ação 4.2

Definir diretrizes de projeto (intenções de projeto).
ação 4.3

Elaborar um estudo preliminar da proposta
ação 4.4
Instrumentos: Maquete/LEGO/Argila, Desenho, Brainstorming.

Aprofundamento da proposta (inclui análise de viabilidade)
ação 4.5
Instrumentos: Desenho, Modelos 3D, Maquete/LEGO/Argila, Pesquisa Documental, Pesquisa de Literatura.

Revisão da proposta
ação 4.6
Instrumentos: Feedback, 3D interativo, Análise de decisão multicritérios, SWOT, Realidade Virtual, Cenários, Roda de Conversa.
Dificuldades encontradas:
Durante a etapa 3:
- Falta de objetivos
Durante a etapa 4:
- Equívocos da avaliação e levantamento de dados
Durante todo o 2° momento:
- Incapacidade de atender as necessidades da população;
- Insensibilidade cultural
- Marginalização, espaços negligenciados, cenários não inclusivos;
- Desequilíbrio de poder, opressão, privilégios para categorias;
- Cenários não participativos; manipulação da participação;
- Falhas de comunicação, fluxo de informações em sentidos únicos.
3° momento: transformação
etapa 5: construção

Elaboração de orçamento
ação 5.1
Instrumentos: Pesquisa de mercado.

Estudo das possibilidades de captação de recurso e execução
ação 5.2
Instrumentos: Análise de decisão multicritério, Brainstorming, Rodas de Conversa.

Planejamento da execução
ação 5.3
Instrumentos: Rodas de Conversa, Mobilização de recursos, Redes Sociais, Brainstorming.

Atividades de execução
ação 5.4
Instrumentos: Capacitação, Mutirão.
etapa 6: percepção

Avaliação do processo de planejamento participativo
ação 6.1
Instrumentos: Questionário, Feedback, Entrevista, Autobiografia, Narrativas Orais, Rodas de Conversa.

Avaliação do produto (projeto executado) do planejamento participativo
ação 6.2
Instrumentos: Questionário, Feedback, Entrevista, Autobiografia, Narrativas orais, Análise numérica, SWOT, Rodas de conversa.
Dificuldades encontradas:
Durante a etapa 5:
- Falta de recursos e remuneração
Durante a etapa 6:
- Produção de novos conflitos territoriais
- Insatisfação, decepção e negatividade
Durante todo o 3° momento:
- Má implementação dos projetos
para todas as etapas:

É essencial promover uma imersão completa na comunidade, onde os encontros são transformados em momentos informais, favorecendo a confraternização e a reconexão durante os intervalos.
Lembre-se que é importante aplicar a metodologia de acordo com a situação, fazendo uso das opções disponíveis.
Dificuldades encontradas:
- Impossibilidade de criar grupos em comum;
- Dificuldade de integração e cooperação entre os grupos;
- Vulnerabilidade social e baixas taxas de alfabetização;
- Incerteza técnica-metodológica;
- Incerteza epistêmica;
- Falta de padronização;
- Baixa adesão digital;
- Dificuldade de coordenação;
- Apatia e estagnação;
- Insatisfação, decepção e negatividade.

o método em prática
Quer conhecer o projeto-piloto que aplicou o método Particip[ATIVA]?